Cota para compras no exterior sobe para 1 mil dólares
Boa notícia para quem gosta de comprar quando viaja ao exterior. A cota que antes era de 500 dólares, para que mercadorias trazidas do exterior por via aérea ou marítima por viajante, passa agora a ser de mil dólares.
A decisão vale a partir de 1o de Janeiro de 2022, após o decreto ser publicado no Diário da União. De acordo com a Receita Federal "as alterações efetuadas buscam readequar os valores até então vigentes minimizando o efeito inflacionário ocorrido em todo o mundo nas últimas décadas e gerando benefícios diretos e imediatos para os viajantes.".
O novo valor é para todos os produtos que não são isentos, como os bens de uso pessoal como:
- 1 aparelho celular
- 1 câmera
- 1 relógio
- Roupas
- Perfumes
- Livros
- Outros (desde que o item e sua quantidade sejam compatíveis com o destino e a duração da viagem)
Vale lembrar que compras feitas em lojas francas (Duty Free), em aeroportos, possuem isenção de até mil dólares e não estão incluídas na cota de compras do exterior.
Ela é intransferível e mensal, então caso você seja um viajante frequente tome cuidado.
Para aqueles que excederem a cota de compras, deve-se declarar os itens e pagar o imposto de 50% sobre o valor excedente. Para aqueles viajantes que optarem por não declarar, estes podem ser autuados e, além do imposto, devem pagar uma multa no total de 100% do valor excedido.
Ótima notícia para quem pretende aproveitar a viagem para fazer umas comprinhas né. Só falta o dólar ajudar e cair né 😅. Estamos torcendo pra isso!